As Malaguetas e a nossa Saúde
As Malaguetas são uma excelente fonte de Vitaminas A e C.
A Capsaicina (substancia presente no fruto e que é responsável pelo grau de picante) estimula o processo de digestão e circulação e possui um efeito refrescante sobre o corpo.
Produção e Consumo
É na India que se produz a maior quantidade de Malaguetas! É precisamente aí que se consome em maior quantidade também - Verdes e Frescas ou Vermelhas e Secas, cada região utiliza as suas variedades locais.
Apesar disto a sua origem está no Continente Americano (Central e Sul) - Foi Cristovão Colombo que as “apresentou“ aos Espanhóis e foram estes que lhe deram o nome de “Pimiento” (Pimento). Hoje existem centenas de variedades diferentes que são consumidas por cerca de um quarto da população mundial.
O caracter picante
O travo picante das malaguetas provém da Capsaicina nas Sementes, Partes Brancas e Carnudas e também na Casca. Dependo da variedade e grau de maturação poderão ser mais ou menos picantes. Retirando as sementes e os veios vai diminuir o teor em capsaicina e consequentemente a “ferocidade” dos frutos.
De referir que
- É a cozinha mexicana que tira o maior partido das potencialidades culinárias das malaguetas - tanto frescas como secas.
- O colorau é um pimento da classe Capsicum annum - Pouco picantes
- As malaguetas (mais picantes) são da classe Capsicum frutescens
Produtos à base de malaguetas
Um pouco por todo o lado existem produtos à base de malaguetas :
Malaguetas Moídas
Pasta de Malaguetas
Molhos
Óleo à base de Malaguetas
Para a produção de molhos podem ser utilizados diversos ingredientes como : Limas, Tamarindos, Tomate, Cebola, Alho, Ervas Aromáticas diversas, Feijão Preto, Molho de Soja ou Gengibre. Na Tailândia existe mesmo uma Geleia à base de Malaguetas.
As Malaguetas pelo Mundo
Um pouco por todo o mundo existem diversos tipos de Malaguetas - Tendo origem nesses locais ou, embora serem originárias em outros locais , têm associada uma tradição de longa data. Variedades de Malaguetas pelo Mundo :
México
Serrano
Jalapeno
Habanero
Chilaca
Cascabel
Ancho
Chipotle
Guajillo
Sudueste EUA e Antilhas
Pimenta Malagueta da Jamaica
Malagueta do Novo México
Scotch Bonnet
Tabasco
América Latina
Rocoto
Mirasol
Ali Amarillo
Ásia
Tailandesa
Coreana
Malagueta de Bird
Malagueta de Caxemira
Europa
Guindilla
Ñora
Peperoncino
Malagueta Banana
Piment DÉspellette
O que é a Escala de Scoville ou a escala do nível de Picante ? Como sabemos qual malagueta mais picante?
A Capsaicina é o ingrediente activo responsável pela maior ou menor pungência das malaguetas.
A escala SHU (Que dá origem à escala scoville) não é mais do que as unidades que reflectem a quantidade de capsaicina.
Curiosidade
A capsaicina é um componente muito estável pelo que não se evapora nem se decompõe ao cozinhar. Quando pura apresenta 15 a 16 milhões de SHU
Existem Malaguetas mais picantes que a Carolina Reaper?
Por enquanto, Carolina Reaper é considerada a pimenta mais “feroz” do mundo, confirmada pelo Guinness World Records. Mas há pelo menos duas pimentas que devem reinvidicar o posto de pimenta mais picante do mundo:
- Dragon’s Breath Pepper: em maio de 2017, Mike Smith, alegou ter superado a Carolina Reaper com sua Dragon’s Breath Pepper indicando uns impressionantes 2,4 milhões de SHUs, e aplicou ao Guinness World Records para confirmação.
- Pepper X: Em 2017, o criador do Carolina Reaper afirmou ter criado uma pimenta ainda mais forte que a Carolina Reaper, com 3,18 milhões de SHUs. Seu nome : Pepper X
Carolina Reaper - Quais os riscos (reais) ?
Embora seja extremamente picante, a capsaicina da Carolina Reaper irá provocar ardor apenas na boca e na garganta pelo que não haverá riscos consideráveis para a saude. Embora exista uma quantidade ou dose mortal de Carolina Reaper- esta é atingida apenas no caso de ingerir 1,3 Kg de Malagueta seca, e de uma única vez. Assim, podemos assumir que é seguro comer malaguetas ainda que sejam extremamente picantes - além de que temos ao dispor bastantes benefícios para a nossa saúde.
Não obstante, ingerir malaguetas super picantes poderá causar fortes dores de estômago em pessoas que não estejam acostumadas ou em quem tenha problemas ao nível do cólon.
IMPORTANTE ! :Quando é consumida, os receptores presentes na boca enviam sinal semelhante àquele de quando nos queimamos ou a comida está demasiado quente. Em resposta a este estimulo, é produzida a endorfina ou hormona da felicidade.
Conclusão : As malaguetas trazem felicidade!
Comments