top of page

A nossa Pegada Ecologica

A MaisErvas está hoje um pouco por todo o território nacional. Com orgulho vemos que existem cada vez mais clientes que se identificam com o que defendemos, com os ideais de sustentabilidade ambiental bem como o caminho que estamos a trilhar.

Da nossa parte é hora de verificar processos, materiais e parceiros a fim de implementar uma estratégia efectiva e concreta com vista à redução gradual da nossa pegada ecológica.

O primeiro passo foi dado à 13 anos com a implementação da agricultura biológica nos nossos campos e produtos. É que além de promover a biodiversidade ( que leva a um aumento da captação de CO2) é um método que, tendencialmente, tem uma pegada carbónica mais baixa. 

A nossa aposta está em demonstrar que Sustentabilidade Ambiental e Crescimento Económico fazem parte do mesmo caminho e não têm necessariamente de ser contraditórios. É com entusiasmo que assistimos a um crescimento, da corrente através da cadeia logística, que defende e aplica os preceitos da Sustentabilidade Ambiental. 

 

Matéria Prima, Logística, Embalagem e Rotulagem - O Fornecimento de Proximidade

 

Considerando que o transporte é um fator com grande contribuição para o impacto na pegada carbónica, focamo-nos em encontrar, sempre que possível, fornecimento local e/ou nacional de todo o material necessário, desde matérias primas até ás próprias embalagens. Dentro dessa linha seleccionamos os nossos fornecedores em função do seu contributo para esta causa, garantindo a coerência de todo o processo. 

 

Embalagens Primárias - Foi com enorme satisfação que garantimos o fornecimento nacional das embalagens que utilizamos nas nossas especiarias e condimentos (é a classe de artigos mais vendidas - se retirarmos o Granel) e venda de produtos a granel. Ainda nas especiarias operamos o ajuste na gramagem para que a embalagem tenha menos espaço vazio. Como acreditamos no impacto positivo a médio prazo, fizemos essa mudança mantendo os preços. Com isto o cliente poderá comprar mais pelo mesmo preço além de estar a contribuir positivamente para a redução do impacto ambiental. 

 

Embalagens Secundárias - Para o acondicionamento das encomendas utilizamos caixas em cartão canelado - Recicláveis e Reutilizáveis. Para o fornecimento deste material foi selecionado um parceiro nacional e com certificação FSC

 

Rotulagem - Para a rotulagem, também ela 100 % nacional, foi selecionada uma empresa que, além de ter certificação FSC, dispõe de tratamento de resíduos bem como de uma política de sustentabilidade ambiental nomeadamente através da capacidade de produção energética (conta com instalação de painéis fotovoltaicos nos edifícios da empresa). Além disso, alia à sustentabilidade ambiental uma política de responsabilidade e bem estar social, passando inclusive pela promoção de uma alimentação saudável pois todas as semanas os funcionários dessa empresa têm acesso gratuito um cabaz de fruta.

 

Distribuição e Entrega - Para a distribuição ou entrega dos nossos produtos, sendo o transporte um ponto com enorme impacto, temos um parceiro que, além de promover ela própria a sustentabilidade ambiental, apresenta no seu report, para cada envio, o valor da Pegada Carbónica. Dessa forma conseguimos perceber a flutuação do valor da pegada, por encomenda, como por exemplo a opção por uma embalagem mais leve em detrimento de uma mais pesada. Graças a esta parceria podemos hoje fornecer, para cada um dos envios, o valor da Pegada Carbónica em CO2e

 

Matéria Prima - No que à matéria prima diz respeito, produzimos (ou recolhemos) uma parte do que comercializamos, sem recorrer a mecanizações. Para os restantes produtos (porque nem tudo se produz em Bragança ou mesmo em Portugal. ), a nossa procura de fornecimento passa numa primeira fase por parceiros locais (Sabia que a região onde estamos inseridos - Trás os Montes e Alto-Douro é um dos locais na Europe com o maior numero de horas de sol por ano. Isto faz com que o teor em óleo essencial das nossas plantas seja superior, conferindo um melhor sabor e aroma. ), passando em seguida para o nível Nacional, seguindo-se os parceiros Europeus para na ultima fase passar para o nível Mundial.

 

A qualidade de um produto não encontra fronteiras. Independentemente dos locais de origem, a aposta num produto de qualidade, preparado de acordo com os Padrões de Sustentabilidade Ambiental e Social, permite-nos criar uma corrente de impacto positivo em todas as comunidades: Produtores e Consumidores. Todos temos a ganhar com isso. A nossa procura incide sempre na qualidade de um produto, com o cuidado com que o mesmo é preparado, seja o Limonete Bio que nós produzimos ou a Canela Bio do Sri Lanka, passando pelos Rooibos da África do Sul ou a Erva Mate da floresta amazónica do Brasil. Defendemos sempre um modo de cultivo que respeite as comunidades, criando confiança na cadeia de produção e consumo.

 

Acreditamos que promovemos maior Equidade, Justiça, Igualdade e Tolerância. Estes sim, são atualmente os bens mais escassos a nível global. 

 

Acreditamos num mundo sem fronteiras no acesso a uma alimentação saudável e de qualidade. 

 

Redução e Reutilização 

 

Caixas: 

  • Sempre que possível as caixas são reutilizadas para envio de novas encomendas

  • Caso estejam demasiado danificadas - as mesmas são desmontadas e reservadas servindo para o acondicionamento e proteção dos produtos enviados

  • Caso nenhuma das situações acima seja possível, as caixas são desmontadas, empilhadas e semanalmente encaminhadas ao eco ponto correspondente a fim de entrarem no ciclo de reciclagem. 

 

Sacos:

Na maior parte das vezes, recebemos dos nossos fornecedores, os artigos a granel em Sacos de Papel. Para estes o procedimento passa por : 

 

  • Reutilização de Sacos para a mesma referência - A MaisErvas tem a sua própria moagem. Assim, por exemplo, os sacos onde recebemos a Pimenta Preta em grão, são reaproveitados para colocar a Pimenta Preta Moída, sempre que seja necessário. 

 

  • Reaproveitamento - Na sua grande Maioria os sacos são compostos por folha Dupla (reforço e segurança alimentar). A folha interior, em contacto com os produtos é separada da exterior juntado-se à pilha de caixas para reciclagem. A folha exterior é incorporada para o acondicionamento dos produtos que são enviados. 

 

Entendemos ainda ser nosso dever chamar à atenção que o problema não está apenas nos materiais que se utilizam mas também no comportamento que cada um de nós tem na sua reutilização ou não.

bottom of page