Dicas e Conselhos para estar mais relaxado e com menos ansiedade.Passo a passo para a tranquilidade e paz de espirito.
Primeiro Acto - A Meditação - Conceito Geral
Comecemos pela Meditação. Se tivéssemos de descrever, de forma sucinta, o que é a Meditação, “bastaria” uma frase : Uma forma “simples e e ágil” para reduzir o stress e a ansiedade, ao dispor de cada um de nós a custo zero.
De uma forma genérica poderemos dizer que aqueles que praticam meditação de uma forma regular conseguem alguns benefícios importantes , tais como :
Diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão ou stress pós traumático
Aumento das capacidades cognitivas ao nivel de concentração e resolução de problemas
Melhoria na capacidade de adaptação e ultrapassar problemas emocionais
Considerando que a saude mental tem um enorme impacto no nosso corpo, os benefícios enunciados acabam por trazem melhorias no nosso sono, pressão arterial, entre muitos outros.
De uma forma muito simples, a meditação é uma forma de treinar a nossa mente. Na maioria das vezes damos com a nossa mente a divagar, pensar no futuro e no passado, gerando ansiedade, preocupações, e níveis consideráveis de stress.
A Meditação coloca-nos no Presente, oferecendo-nos as ferramentas que necessitamos para estar menos stressados, mais calmos e afáveis connosco e com os outros. Estaremos concentrados na respiração, abstraídos do que nos rodeia (nem que seja por 5 ou 10 minutos)
Os Beneficios
A meditação, realizada de uma forma consistente, oferte-nos a sensação de calma, paz e equilíbrio. Dá-nos a capacidade de nos manter centrados e focados na nossa paz interior. Ao meditar estaremos a desconstruir e a limpar toda a informação e confusão que nos provoca stress.
Os benefícios, físicos e mentais, são bastantes :
Uma nova perspectiva acerca de situações que provocam stress
Novas capacidades de gestão de stress
Ganho ao nível da nossa Autoconsciência.
Foco no presente
Reduzir os pensamentos negativos
Aumentar imaginação e criatividade
Aumento da Paciência e Tolerância
Incremento da Saúde Cardiovascular
Melhoria da qualidade do sono
Segundo Acto - O Mindfulness - Guia e Dicas
A Meditação agrega inúmeras variáveis. Aqui centramo-nos no Mindfulness
Tem a sua origem no Budismo e é um dos tipos mais populares pois é o mais indicado para iniciantes . O Mindfulness é o processo de estar completamente focado no presente, observando os nossos pensamentos e emoções mas sem os julgar, permitindo apenas que fluam pela tranquilidade que sentimos.
Dito assim, é ou não um aspecto a explorar? Valerá certamente a pena. Trata-se de um método simples, barato e sem exigências de material ou equipamento especifico. Basta praticar a estar atento.
Quando a nossa atenção está na respiração, aprendemos a estar e ficar no momento presente, sem julgar os nosso pensamentos. Combinamos concentração e atenção aos detalhes. As únicas ferramentas necessárias são um pouco de paciência, bondade ou amor próprio e um local confortável.
O Mindfulness é um dos exercícios mais simples cujo resultado está na disciplina, dedicação e consistência com que se pratica.
Alguns conselhos para quem se pretenda iniciar nesta prática :
1 - Escolher um local tranquilo e ambiente calmo
2 - Procure definir um limite de tempo para o exercício -Comece com 5 a 10 minutos e pode ir prolongando com a experiência.
3 - Tome nota do seu corpo - Observe-o - Sentes-e no chão ou o no sofa e observe o corpo.
4 - Sinta a sua respiração - deixe-se levar pela frequência da Inspiração e Expiração
5 - Deixe a sua mente fluir e deve prestar atenção ao exercício e à cadência da respiração. Deixe a mente divagar livremente e concentre-se nos pensamentos mas sem qualquer julgamento sobre eles. Este é um ponto inevitável, a nossa consciência divaga, a nossa atenção deixa de estar na respiração e começa a andar por outros “caminhos”. Não julgue esses caminhos, simplesmente coloque a atenção na respiração. O que realmente interessa é o momento presente, nada mais do que isso.
Estima-se que a maioria do nosso comportamento seja em “autopiloto” ou seja, nem reparamos nas decisões e acções que levamos a cabo, quase um “processo por defeito”. O mindfulness é o oposto. Trata-se de ganhar um controlo que estabelece ações intencionais, força de vontade e capacidade de decisão.
Quanto maior se pratica esta vertente neurológica mais forte ela se tornará. Quando surgirem novas situações estaremos mais habilitados a desenvolver uma reacção mais adequada e assertiva, comprometida com uma solução eficaz e tranquila.
Assim, se queremos:
1 - Um Equilibrio fisico e emocional
2 - Tornar o pensamento mais positivo
3- Reduzir o stress e a ansiedade
4 - Aumentar a nossa capacidade de memória e a capacidade de manter o foco
5 - Ficar mais ponderados
6 - Obter beneficios a nivel da saude cardiovascular,
O Mindfulness pode ser um dos principais caminhos em direcção a esse objectivo.
E por fim algumas Trivialidades :
Sabia que :
O Midnfulness é oferecido aos colaboradores do parlamento inglês ?
As Forças de segurança e militares Norte Americanas têm o Mindfulness na sua formação?
O Mindfulness é recomendado pelo Serviço de Saúde Britânico.
Lembre-se - o Mindfulness é apenas um tipo e meditação. Existem outros como o Tai Chi ou Yoga (de entre os mais conhecidos). que vale a pena estudar e testar.
Um excelente complemento seria o nosso Blend Bem Estar!
コメント