top of page
Buscar

Baunilha e Fava Tonka - Quais as Diferenças ?

Atualizado: 21 de nov. de 2023

O que podemos fazer com Baunilha? e com a Fava Tonka?

Baunilha Orquídea
Baunilha

A Baunilha é basicamente o fruto de uma Orquídea! Aliás, é a única variedade de orquídea que dá frutos! É uma planta trepadeira que pode atingir até 10 m de altura.




O seu sabor provem de 171 compostos aromatizantes!

- A cultura da Baunilha requer condições bastantes especificas tanto em termos de temperatura como de humidade.


- Cerca de 80 % da produção é utilizada pela culinária , havendo uma parte que é utilizada na perfumaria. A baunilha é uma das notas base do Chanel N.º 5


- Cerca de 5 Kg de baunilha rendem apenas 1 Kg de vagem curada


Vagem de baunilha curada
Vagem de baunilha curada


Apresenta um sabor e aroma intensos, perfumados e adocicados que são adquiridos após fermentação das vagens frescas da Baunilha. Bastante popular entre os conquistadores Espanhóis - Bebiam Chocolate Aromatizado com Baunilha. Aliás, Baunilha é diminutivo de Vaina - que significa vagem.

Vagem de baunilha verde
Vagem de baunilha verde


A essência ou aroma são obtidos através de processos artificias - Oferecem um sabor menos intenso e mais suave que a Baunilha em Vagem ou Moída.



Mas afinal , Porque é tão cara?


Existem diversos factores que influenciam o preço actual da Baunilha sendo que dos mais importantes é o peso e tipologia de mão-de-obra necessária.


Na época da floração (Setembro a Dezembro) cada flor tem de ser manualmente polinizada! E como e não bastasse, a flor de baunilha dura cerca de um dia, às vezes menos. significa que tem de ser efectuada uma inspecção diária em busca das flores já abertas! Depois disto têm 12 horas para efectuar a polinização.


O maior produtor de Baunilha (cerca de 80 mil produtores) é Madagáscar pelo que, tudo o que aconteça na ilha tem um impacto enorme no preço da Baunilha, sejam factores naturais (meteorológicos - como tempestades ou tornados) ou socio-politicos.


Tipos de Baunilha

Existem diversos tipos de Baunilha :

  • Baunilha de Bourbon - Talvez a mais conhecida - O tipo favorito para fazer os extratos.

  • Baunilha Indonesia - A diferença tema. ver com o processo de maturação da vagem que é colhida antes dos 9 meses necessários. Além disso o processo de secagem é efectuado com lenha o que lhe confere um sabor fumado.

  • Baunilha Mexicana - Tem um aroma e sabor suave - Indicado para preparações de refeições ou sobremesas frias.

  • West India Baunilha - De um grau inferior à Baunilha de Bourbon - é utilizada para a perfumaria

  • Baunilha Tahitian - Não possui a intensidade da Baunilha de Bourbon mas tem um aroma e sabor distintos combinando bem com molhos e compotas.


Existem também diferentes tipos de derivados :

  • Extrato de Baunilha - A Coca Cola é o maior consumidor mundial de extrato de Baunilha

Sabia que pode fazer o seu próprio extrato? Necessita de :

- 5 Vagens de Baunilha

- 250 Ml de Vodka ou rum, Conhaque ou Bourbon

- Açucar (Opcional)

- Raspe as sementes do interior da vagem e coloque num recipiente junto com a bebida e feche hermeticamente. Reserve ao abrigo da luz durante 2 a 3 meses, mexendo-o 1 ou 2 vezes por semana.


  • Essência de Baunilha - É basicamente um extrato mais concentrado ou destilado

  • Sal e Açucar de Baunilha - Trata-se de uma mistura de Flor de Sal ou Açucar com pedaços de fava de baunilha- Pode-se utilizar tanto em pratos salgados como doces.


O que podemos combinar e preparar com a Baunilha?

Baunilha moída
Baunilha moída


Combina bem com : Cardamomo, Malaguetas, Canela, Cravinho, Açafrão, Pimenta da Jamaica, Noz Moscada e Menta. Combina bem com pratos de feijão preto !


Ainda que seja pouco utilizada em pratos salgados (Essencialmente utilizada em doces e com fruta) combina bem com Marisco, nomeadamente Lagosta, Vieiras e Mexilhões mas também com pratos de Frango.


Para utilizar a Baunilha deve ter em conta que o seu sabor está em duas partes diferentes :

Vagen e Sementes - sendo que a vagem deve ser molhada para libertar o seu aroma e sabor. Depois de seca pode-se usar para aromatizar sal ou açúcar.

Caso tenha vagem em casa, pode retirar as sementes e utilizar directamente e processar a vagem e assim aproveitar todos os elementos.


O Aroma e Sabor da baunilha fazem com que qualquer sobremesa fique ainda mais valorizada e mais aromática! Deixamos algumas ideias para o que poderá preparar:

  • Cheesecake de Tomate - Doce de Tomate aromatizado com Baunilha

  • Pudim de Abóbora com Coco

  • Tarte de Figos

  • Bolo de Rum

  • Bolo de Baunilha e Limão


Fava tonka, semente do fruto
Fava Tonka

A Fava Tonka é a Semente do fruto conhecido por Cumaru.


É conhecida por ser uma possível substituta da Baunilha visto que tem notas de aroma em tudo idênticas. Aliás, quando servida fria ou em pratos frios - Gelado - o sabor aproxima-se de um caramelo de baunilha. Quando servida em pratos quentes tem um perfil de Baunilha mais condimentada.


Uma forma interessante de conhecer o aroma da Fava Tonka é preparar uma receita simples de brigadeiros e ralar fava tonta em cima de alguns deles e perceber a diferença . é notável.


A companhia perfeita da cozinha vegetariana.

Acompanha na perfeição com chocolate e na produção de cocktail’s . É Reconhecida por ter um sabor e aroma semelhantes à Baunilha, sendo utilizada na confecção e preparação de sobremesas (Mousses, Gelados, Compotas etc. ) Pode também servir para aromatizar molho de tomate, maionese, chás, cafés e assados.


Combina bem com : Chocolate, Damasco, Morangos, Bananas.


Bastante Aromática - pode ser infundida no Leite para a preparação de sobremesas, em pratos de vitela ou camarão grelhado. É bastante utilizada na cozinha vegan


Sabia que :


A comercialização de Fava Tonka é proibida em alguns países, como por exemplo nos Estados Unidos, sendo até considerado “Contrabando Gastronómico”. Não deixa de ser interessante é que os Estados Unidos são o principal importador de Fava Tonka a nível mundial…


Para a sua utilização ficam algumas ideias :


- Mouse com Fava Tonka sendo esta ralada e misturada no leite ou outra bebida vegetal

- Bolo de Chocolate com Mousse de Fava Tonka


- Pudim com Fava Tonka e Caramelo

Além do potencial gastronómico a Fava Tonka tem associados alguns potenciais benefícios decorrentes do seu consumo :
  • Pode ajudar a melhorar a saude cardio vascular

  • Alivia os sintomas da asma

  • A sua utilização pode ajudar a diminuir a dor em casos de cefaleia e reumatismo

  • Potencial Anti-inflamatório



82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page