top of page
Buscar

As Pimentas!


Afinal, até onde sabemos ? Que podem ser Verdes, Pretas, Brancas ou Rosas.


Mas primeiro: O que são as especiarias? O que as distingue das Ervas Aromáticas?

Especiarias são produtos de origem vegetal, que pela presença de oleos essenciais distinguem-se por ter um aroma e saber bastante acentuados. São essencialmente - Flores, Frutos, Sementes, Cascas, Caules e Raizes.

A diferença para as Ervas Aromáticas é que destas se utilizam essencialmente as Folhas.

Do ponto de vista histórico, as especiarias ocupam um lugar preponderante, uma vez que o seu interesse desencadeou diversos conflitos que acabariam por moldar a dinâmica das diversas rotas comerciais (China - Rota da Seda e India - Rota das Especiarias). O seu interesse está relacionado com o seu enorme potencial uma vez que a sua utilização vai desde a culinária (conserva e melhora o sabor dos alimentos) até à terapêutica - utilizadas como medicamentos, incensos, afrodisíacos, entre outros.

Foi precisamente o comercio das especiarias e a importância de deter o seu controlo que esteve na base dos descobrimentos!

Quanto ás Cores :

Pimenta Verde, Preta, Branca e ……. Rosa.

As Pimentas Verde, Preta e Branca provém do mesmo arbusto (Piper nigrum) e são o mesmo produto. Então, o que as distingue?

Preta - Os frutos são secos no exterior. A Cor negra resulta da sua exposição ao sol

Verde - Os Frutos são secos ao abrigo da luz em condições de temperatura e humidade controladas. Desta forma mantém a sua cor original

Branca - Têm a mesma secagem que a pimenta preta, sendo posteriormente retirada a camada negra.

Quanto à Pimenta Rosa :

A Pimenta Rosa é uma baga proveniente do arbusto Schinus molle ou seja, nada tem a ver com as anteriores!


4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page