top of page
Buscar

Varias Infusões com o mesmo Chá? Sim, explicamos tudo passo a passo!


Sabia que pode fazer mais do que uma infusão com as mesmas folhas de Chá? O Resultado é surpreendente! Um sabor e aroma mas intensos e agradáveis… nada como testar.

Á media que passa o tempo de infusão as folhas abrem, criando assim maior superfície de exposição á água, libertando mais sabor. Desta forma fica um chá mais intenso. Em muitas variedades o resultado é muito melhor na segunda e terceiras infusões.

Algumas Dicas :

Não deve esperar muito tempo entre infusões uma vez que as folhas quando são hidratadas perdem rapidamente o seu sabor e aroma.

Termine com uma infusão a frio. Coloque as folhas num recipiente com água fria coloque a repousar no frigorifico de um dia para o outro. A infusão ocorre muito lentamente, libertando cada pedaço restante de aroma e sabor, não extraindo nenhum componente amargo.

Deixamos em baixo algumas sugestões válidas para múltiplas infusões de um Chá. De referir que cada chá tem a sua própria identidade pelo que são apenas sugestões, que devem ser alvo de adaptações ao gosto de cada um.


Oolong

Os Chás Oolong podem ser Fervidos 25 vezes!!!! (Isto é válido apenas para alguns Oolongs mais raros)Por norma podem servir após 7 Infusões.

1ª Infusão1 minuto

2ª Infusão 30 segundos

3ª Infusão 45 segundos

4ª Infusão 1 minuto


Cada Infusão Adicional acrescente 15 segundos ao tempo anterior.


Chá Verde

Com o Chá Verde podemos fazer 3 Infusões. Tem de haver algum cuidado com a temperatura da água.

1ª Infusão1 minuto

2ª Infusão1 minuto 30 segundos

3ª Infusão 3 minutos


Chá Branco

No que concerne ao Chá Branco as opiniões dividem-se. Há quem recomende uma infusão de 15 minutos! enquanto que outros aconselham a várias infusões de menos tempo cada.

1ª Infusão 3 minutos

2ª Infusão 4 minutos

3ª Infusão 6 minutos

4ª Infusão 9 minutos


Pu-Erh

Tem de haver algum cuidado com o Pu-Erh uma vez que este chá pode ficar muito amargo rapidamente.

1ª Infusão 30 segundos

2ª Infusão 30 segundos

3ª Infusão 45 segundos

4ª Infusão 1 minuto e 15 segundos

5ª Infusão 2 minutos


Cada infusão adicional acrescentamos 1 minuto ao tempo anterior.


Em termos gerais o Chá Preto (Darjeeling ou Assam) não é o melhor para mais do que uma infusão uma vez que o seu sabor desaparece muito rapidamente. Assim, se pretende fazer a experiência deve acrescentar tempo à segunda infusão.

8 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page