top of page
Buscar

Tea Bags ou Loose Leaf? Qual a melhor opção? Fique até ao fim deste Post e decida!


Desde a Invenção do Tea Bag (As Saquetas de Chá) que se abriu o debate acerca do mérito que esta forma de preparar um chá, teria sobre a infusão com Loose Leaf (as folhas)… Nós por aqui somos claramente a favor dos Loose Teas mas deixamos algumas noções e diferenças entre os dois.


Loose Leaf : Requer um pouco mais de tempo mas é muito simples e promove uma diferença abismal de qualidade.

  • Conveniência : Hoje existem, no mercado, bules com infusões ou com coadores o que permite obter uma bebida limpa de partículas e de grande qualidade.

  • Frescura e qualidade : As folhas têm uma superfície exposta maior que o material utilizado nos Tea Bags (0,35 a 1,8 mm) o que permite uma conservação mais duradoura.

  • Sabor e Aroma : Como são utilizadas folhas inteiras ou partes destas, o sabor e o aroma serão mais intensos

  • Ambiente : As folhas são biodegradáveis - Óptimas para compostagem

  • Infusão : As Folhas libertam os seus aromas lentamente na água. Isto significa que não são libertados no imediato, deixando a possibilidade para uma segunda infusão (que em muitas variedades de Chá é melhor que a primeira)


Tea Bag : Foi uma descoberta acidental. Em 1908,, Thomas Sullivan, um Americano comerciante de chá , enviou algumas amostras aos seus clientes em pequenos sacos com um cordão. A intenção seria a de que os clientes deveriam abrir os sacos e retirar as folhas. Em vez disso colocaram os sacos directamente na água. Ficaram tão agradados com o resultado que lhe pediram que tudo fosse entregue desse modo.

  • Conveniência : Tem a vantagem de ser mais conveniente, pelo simples facto de representar já uma dose medida e elimina a necessidade de acessórios como os Bules ou Infusores.

  • Frescura e qualidade: Os Tea Bags são fabricados com as partículas mais finas e com alguma % de caules. Por isto a infusão é mais rápida mas como a superfície de exposição é maior, degradam-se mais rapidamente.

  • Sabor e Aroma : As partículas (por serem demasiado trituradas) perdem os seus oleos essenciais muito mais rapidamente. Além disso libertam ais taninos o que pode resultar numa infusão mais amarga.

  • Ambiente : Ainda que haja bastantes Tea Bags fabricados com material biodegradável, a maioria tem plástico na sua composição.

  • Infusão : Tornam uma infusão bastante simples mas ao restringir o movimento das folhas na água, promove uma bebida de mais fraca qualidade.

Perante isto fica ao critério de cada um!

Mas não se esqueçam que :

A qualidade de um Chá está relacionada com as folhas, a água e a liberdade com que estas se tocam.

3 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page