A História do Chá

O Chá tem a sua origem no oriente onde é desfrutado há milhares de anos. 

É conhecido por : 

Promover bem estar fisico e mental - presença de cafeína e taninos

Propriedades medicinais

Elemento de luxo e distinção

Existem diversas lendas que descrevem a descoberta do Chá. Têm todas um ponto comum na medida em que surgem sempre associadas ao Budismo e à exigência física e mental que os longos períodos de meditação têm. Podemos assumir, de grosso modo, que existem :

A Lenda Chinesa - Descoberta acidental pelo Imperador Chinês Shennong

A Lenda Japonesa - Associa a descoberta do Chá ao surgimento do Budismo.

Dodhidharma viaja da India para o Japãopara pregar o Budismo, sentando-se para meditar durante 9 anos. Um determinado dia adormece e como penitência arranca as pálpebras atirando-as para o chão onde nasce uma planta - a planta do chá. Os monges budistas Japoneses, ao reconhecer os benefícios do Chás, levaram a planta para o Japão.

Os Portugueses e o Chá 

Os Portugueses foram os primeiros ocidentais a provar o Chá. 

Em 1590 os missionários Portugueses enviam missivas a descrever o Chá

Em 1610 - Inicia-se a importação de Chá proveniente da China

Em 1662 Catarina de Bragança casa-se com o Rei Carlos II de Inglaterra. Leva consigo um baú carregado de chá Chinês passando a servir chá ás suas damas na corte iniciando uma nova moda - Criando as bases do que virá a ser o “Chá das 5” ou “Five O’Clock Tea”.

Apesar disto, foram os Holandeses a criar a primeira grande estrutura de importação de Chá para o Ocidente. Isto Acontece 9 a 10 anos após a primeira importação de chá por parte dos Portugueses.