Afternoon Tea & High Tea - Qual a diferença ?

No que diz respeito ao Chá, a nomenclatura acompanha a cerimónia do seu consumo. Todos os aspectos têm História e uma justificação. Ainda que não seja imperativo dominar todas as definições, saber usar as palavras certas com o significado correcto fará toda a diferença.

O Afternoon Tea ou o Chá das 5 é uma tradição Britânica que consiste numa cerimónia simples, em que o chá é servido com sandwiches, scones ou bolo.

E o High Tea? O chá das 5 era uma cerimónia reservada ás classes altas e nobreza. Para a classe operária o chá teria de esperar até ao final do dia de trabalho.

A essa hora, o Chá era servido com pratos mais robustos e compostos (bem mais do que um simples chá com um pedaço de bolo) pois era necessário repor as energias de um dia de trabalho árduo. Tratava-se de uma refeição mais completa acompanhada por uma boa dose de Chá revigorante!

Hoje em dia, em terras de sua Majestade, em algumas casas, esta refeição ainda se chama “Tea” mas como as classes sociais vão mudando e sofrendo alterações com o tipo de trabalho desenvolvido, tem-se tornado cada vez mais comum a expressão “Supper”

A expressão “High” está relacionada com a forma como o chá era servido. Enquanto que o chá das 5 era tradicionalmente servido em cadeiras mais baixas e confortáveis (as chamadas “parlor chairs”), relaxando no Jardim, no caso da classe operária era servido à mesa de jantar com cadeiras mais altas (designadas por “high back dining chairs” ).