A infusão

 

A Tradição

 

Como, quando e onde começou?

 O “Chá” existe à milhares de anos, e julga-se que foi descoberto por acidente. Reza a história que, no ano de 2737 AC, o Imperador Chinês Shen Nung, solicitou que lhe fizessem chegar um pouco de água quente. Nesse momento algumas folhas de Camellia Sinensis caíram dentro do recipiente que tinha água, infusionando e criando sabor. Como era bastante curioso, o imperador provou o líquido resultante – nasce então o conceito de Chá.

Sendo a China um País de grandes dimensões, a generalização do Chá levou o seu tempo. Após ser uma bebida popular na China, o seu consumo alastrou ao Japão antes de ser apresenta e introduzida na Europa via Portugal, Holanda e Inglaterra.

 

O chá e a Tisana

 

Deve-se chamar chá à infusão que se obtém a partir das folhas de uma única planta, a Camellia Senensis. Esta poderá produzir 6 tipos diferentes de chá: O Chá Branco, Chá Verde, Amarelo, Oolong, Preto e Pu-Erh. Todos provém das folhas verdes sendo que o que determina a sua tipologia é o nível de oxidação que se dá ás folhas

A tisana, tal como o Chá, é uma infusão tendo em conta a forma como é tradicionalmente preparada. Porém, o material que a origina é diferente, isto é, todas as infusões que provém de diversos tipos de Ervas Aromáticas, Frutas entre outros ingredientes.

  

 

image.jpg